quinta-feira, 24 de outubro de 2013

EXISTE HIERARQUIA NA IGREJA?



Por Ciro Sanches Zibordi
Aumenta a cada dia o número de crentes que não se sujeitam a líderes e pensam que estão certos. Não respeitam pastores, verberam contra a liderança e afirmam que só devem obediência a Deus. “Igreja não é quartel general”, afirmam. E chamam qualquer liderança firme, segura, de coronelista ou despotista.

De acordo com 1 Coríntios 12.28, a hierarquização na igreja local existe, não para que um portador de certo dom e ministério se considere superior aos outros, e sim para que haja ordem. Veja: Deus pôs na igreja “primeiramente apóstolos” (cf. Efésios 4.11).

Existem apóstolos, hoje? Sim! Mas há também pseudo-apóstolos, que propagam muitas “apostolices”. Quem são os apóstolos verdadeiros? São homens de Deus, enviados por Ele, com grande autoridade, e não autoritarismo. Eles formam a liderança maior da igreja, independentemente dos títulos que receberam na igreja local: pastores-presidentes, bispos, reverendos, pastores, presbíteros, etc.

O texto de 1 Coríntios 12.28 afirma, também, que Deus pôs na igreja “em segundo lugar, profetas”. Não confunda estes com os crentes que falam em profecia nos cultos, também chamados de profetas em 1 Coríntios 14.29. O ministério profético neotestamentário é perpetrado por pregadores (pregadores, mesmo!) da Palavra de Deus, portadores de mensagens proféticas (Efésios 4.11). Em seguida, o texto em apreço assevera: “em terceiro, doutores”. Essa hierarquização ocorria na igreja de Antioquia da Síria: “havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé, e Simeão, chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo” (Atos 13.1).

É importante não confundir títulos com ministérios e dons. Estes vêm do Espírito Santo, enquanto os títulos são recebidos dos homens. Embora na Assembleia de Deus histórica, por exemplo, não haja o título de apóstolo, existe o ministério apostólico. Este, segundo a Bíblia, perdurará “até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo” (Efésios 4.13).

Finalmente, em 1 Coríntios 12.28, está escrito: “depois, milagres, depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas”. Milagres só vêm depois de apóstolos, profetas e doutores? Isso mesmo. Na hierarquização feita por Deus, o ministério da Palavra é mais prioritário que os milagres, haja vista serem estes o efeito da pregação do Evangelho (Marcos 16.17). Observe que João Batista foi considerado por Jesus o maior profeta dentre os nascidos de mulher, mesmo sem ter realizado sinal algum (João 10.41).

Se não houver hierarquia nas igrejas, para que servirão os cargos e funções? Qualquer pessoa, dizendo-se usada por Deus, poderá mandar no pastor. Aliás, isso estava acontecendo na igreja de Tiatira, e o próprio Senhor Jesus repreendeu o obreiro frouxo que não estava exercendo a liderança que recebera do Senhor (Apocalipse 2.20). Deus é Deus de ordem! Por isso, o princípio divino da hierarquização aparece em várias outras passagens neotestamentárias: 1 Coríntios 14.26; 15.23; 1 Tessalonicenses 4.17; 5.23; Colossenses 2.5.

Na Bíblia, portanto, vemos que Deus prioriza e hierarquiza. Ele — que podia ter formado todas as coisas com uma única palavra — fez questão de formar tudo a seu tempo, dia a dia (Gênesis 1). O Senhor também determinou a disposição ordenada das tribos de Israel (Números 2), demonstrando ser um Deus de ordem (1 Coríntios 14.40). Os dons e ministérios não são invenção humana. Eles foram dados por Deus para edificação do Corpo de Cristo e para que haja ordem no meio do povo de Deus (Efésios 4.11-15). #FicaADica.

Ciro Sanches Zibordi


Apologética Pentecostal: Pregando o Evangelho dos Evangelhos!

5 comentários:

  1. Que artigo raso e superficial. Na Igreja de Cristo na existe hierarquia. Se assim fosse, ele teria ensinado. Diferente do que o Próprio Senhor Jesus disse.

    Jesus, pois, chamou-os para junto de si e lhes disse: Sabeis que os governadores dos gentios os dominam, e os seus grandes exercem autoridades sobre eles.
    Não será assim entre vós; antes, qualquer que entre vós quiser tornar-se grande, será esse o que vos sirva;
    e qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, será vosso servo;
    assim como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos
    (Mateus 20:25-28)

    Essa explicação justifica a origem do clero (Catolicismo), de onde nasceu a religião protestante. Esse costume nunca foi ensinado pelo Senhor Jesus!

    Que Deus vos abençoe!

    ResponderExcluir
  2. a mãe de thiago e João sugeriu quem ficaria ao lado de Cristo na Gloria, seus dois filhos a resposta de Jesus,Jesus, que cuida de nós, nos orienta e nos ensina em Sua Palavra, como devemos agir para agradar a Deus. Em Mateus 20:27, Ele nos diz que "qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo; Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e para dar a sua vida em resgate de muitos."
    Que lição preciosa de humildade! Atualmente poucos querem servir,criando hierarquias inexistentes na sã doutrina de Cristo.nosso rei escolheu ser pobre dando acesso a todos sem acepção alguma,O Rei dos Reis, sustentador do universo,escolheu uma vida simples na terra como exemplo de humildade,Deus tenha misericórdia hoje existem pessoas intitulando-se arcanjos.até irá a insensatez humana em busca de poder.

    ResponderExcluir
  3. O comentário foi mais edificante que o artigo

    ResponderExcluir
  4. Sou da Assembléia de Deus, sirvo a igreja como diavoco, respeito a liderança, mas não concordo com o conceito de "hierarquia" dentro da igreja, cada um deve estana sua posição exercendo o ministério que recebeu do Senhor cuja a finalidade e a edificação do corpo e não a superioridade do indivíduo. Admiro muito o pastor, mas sua abordagem contaria outros textos bibíblic!

    ResponderExcluir
  5. Sou da Assembléia de Deus, sirvo a igreja como diavoco, respeito a liderança, mas não concordo com o conceito de "hierarquia" dentro da igreja, cada um deve estana sua posição exercendo o ministério que recebeu do Senhor cuja a finalidade e a edificação do corpo e não a superioridade do indivíduo. Admiro muito o pastor, mas sua abordagem contaria outros textos bibíblic!

    ResponderExcluir

Paz do Senhor prezado irmão,
Nós neste espaço não publicamos ofensas,calunias,etc.

Que Deus abençoe.