terça-feira, 30 de novembro de 2010

Avivamento da Igreja, o que é Afinal?

por Geraldo Carneiro Filho



- AVIVAMENTO É A AQUISIÇÃO, O RETORNO E A CONSERVAÇÃO DA VIDA ESPIRITUAL EM TODA A PLENITUDE.

· AVIVAMENTO não é grandes movimentos e festas de confraternizações, embora épocas como essas sejam propícias para despertamentos espirituais (Jo. 7:37).

 O QUE NÃO É AVIVAMENTO:

· AVIVAMENTO não é emocionalismo momentâneo produzido pelos evangelistas, onde a duração é até a saída do mesmo para anunciar as Boas Novas em outra cidade.

· AVIVAMENTO não é animação fantasiosa, promovida por grandes líderes, visando maior arrecadação financeira da igreja.

O QUE É AVIVAMENTO:

· AVIVAMENTO é o estado constante da igreja, abrasada pelo glorioso fogo do Espírito Santo (Lev. 6:13).

· AVIVAMENTO é o constante mover do Espírito na igreja, produzindo vida e energia espiritual (At.4:31).

· AVIVAMENTO é a busca incessante da igreja, aos dons espirituais e, o anelante desejo de gerar o fruto do Espírito (I Cor. 12 Gal.5:22).


 PASSOS A SEREM TOMADOS PARA SE CONSEGUIR UM AVIVAMENTO:



VOLTA À PALAVRA DE DEUS - A Palavra de Deus deve ocupar o lugar que é devido nos cultos e nos corações do crente (Sl 119:11)

 RETORNO À ORAÇÃO E JEJUM - O avivamento é sempre precedido de muita oração e jejum (Cl 4:2 cf Tg 5:17-18; Lc 11:9-13; 24:49).

 RETOMADA DA MISSÃO DE EVANGELIZAÇÃO - Somente quando os discípulos estavam revestidos de poder é que retomaram a missão de evangelizar imediatamente (At 1:8 cf At 1:15; 2:41; 4:4; 5:14).


 ASSUMINDO O EVANGELHO COMPLETO DE CRISTO - O sucesso da salvação das almas está em assumirmos o evangelho completo de Cristo (At 20:27-31).


 ALGUNS EXEMPLOS DE AVIVAMENTOS REGISTRADOS
                 NA PALAVRA DE DEUS.


1) JEOSAFÁ (II Cr 20:1-28) - Houve oração, jejum, reverência e submissão à Palavra de Deus;

2) JOSIAS (II Rs 22:1-20) - Houve reformas, encontro com a Palavra de Deus, arrependimento, humilhação e choro.

3) EZEQUIAS - (II Cr 30:1-27) - Houve conservação da Palavra de Deus e purificação

4) NEEMIAS (Ne 8:1-12) - Houve união, ensino da Palavra de Deus, adoração a Deus e choro.


O AVIVAMENTO QUE DEVEMOS BUSCAR:

 Um avivamento que... 
 
1. ... Traga de volta o Espírito Santo as nossas igrejas, afastado que foi pelo formalismo, hipocrisia e vaidade do povo de Deus (Gen.6:3, I Ts. 5:19, Ef. 4:30).... Traga de volta os crentes aos nossos templos, para voltarem à prática da oração e adoração a Deus (Sal. 27:4, 84:10, At.1:13; 14).... Dê à igreja o padrão bíblico de Atos dos Apóstolos, onde "em toda a alma havia temor e, e muitos sinais e maravilhas se faziam pelas mãos dos apóstolos” (At.2:43).... tome a igreja das mãos de obreiros néscios, insinceros, profanos, caluniadores, divisores, iracundos, vaidosos, infiéis, orgulhosos, sem amor, senhores de si, e que não aceitam a operação de Deus para esse tempo do fim, entregando-a nas mãos de quem de fato e de direito é o Senhor dela: O Espírito de Deus.

2. ... faça-nos voltar ao antigo critério de escolha dos obreiros para apascentar o rebanho, onde o próprio Deus fazia a escolha, sem nenhum apadrinhamento e preferência pessoal (At.13:2, 9, 15).
3. ... Faça os crentes saírem de quatro paredes, para um evangelismo amplo e irrestrito, antes da volta gloriosa de Jesus (Mt. 24:14).4. ... Tire os crentes da frente da maléfica programação televisiva, levando-os para uma vida de temor e santidade ao Senhor (Sal. 131:3).... Traga arrependimento e confissões de pecados, motivando os crentes a temerem a Deus e evitarem a iniqüidade, causa maior da falta de curas e milagres no meio do povo de Deus (Tg. 4:9, 5:16).... Traga de volta os crentes ao primeiro amor e à prática das antigas primeiras obras, negligenciadas e deixadas de lado pela chamada "evolução" (Apc 2:4-5).... Devolva aos obreiros do Senhor, a santa ousadia no falar, apontando e nomeando os pecados, sem rodeios e precauções de perder membros da igreja (At.4:29; 13:10, 11e Mt. 3:7a10).... Traga de volta os dons espirituais e a divina sabedoria para usá-los corretamente, segundo a sábia revelação e orientação do Espírito de Deus (II Cor. 12:31, Rom. 12:6a8).

5. ... Devolva aos nossos jovens aquela força apregoada por João, e que foi perdida pelos desejos sensuais da carne, que ocupou mentes e corações da mocidade (I Jo. 2:14, I Sm. 16:11).... infunda vida poderosa nos institutos bíblicos e teológicos, mostrando que o poder de Deus não está apenas no papel, mas na vida real dos servos e servas de Deus (At.26:24).

6. Tire da "U.T.I." muitas vidas cristãs que agonizam, por faltar alimento sólido, consistente da Palavra de Deus, e por padecerem vitimadas por intoxicação alimentar com doutrinas falsas e errôneas (I Tim. 4:1).

7. ... Devolva a nossa Escola Dominical a mesma graça e beleza que tinha nos primórdios da obra pentecostal , dando a todos a oportunidade de crescerem e robustecerem-se na fé (Pv. 22:28).... Devolva aquele santo desejo de "tudo ter em comum", repartindo com todos, "segundo cada um havia de mister" (At.2:44a46).

8. ... reacenda o pavio fumegante, tornando a igreja numa grande e gigantesca obra amada por Deus, respeitada por satanás e temida pelos adversários. 

Em Cristo.
Xavier Campos.

3 comentários:

  1. A paz irmão!
    Sou leigo na fé, através deste artigo conheci um pouco do que seria o verdadeiro avivamento. Algumas vezes repudiei a palavra "pentecostal" e "avivamento" sem ter o verdadeiro conhecimento de causa.
    Peço perdão a Deus por isso!
    Comecei a fazer alguns estudos agora pela internet, tem muito lixo mas encontramos muita coisa boa como esta que agora leio.
    Parabéns!!! E que Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  2. eu creio a verá um avivamento em nome Jesus

    ResponderExcluir

Paz do Senhor prezado irmão,
Nós neste espaço não publicamos ofensas,calunias,etc.

Que Deus abençoe.