quinta-feira, 21 de julho de 2011

Dízimo é coisa do passado ( 1 )?


                                                      
     pr. Geraldo Carneiro Filho
O Dízimo no Novo Testamento   
              (Mt 5.17; Lc 19.1-10)

Muitas vezes se tem dito que o Antigo Testamento contem mais ensino sobre a mordomia que o Novo Testamento e que, para o mordomo cristão, o Antigo Testamento é um manual mais claro que o Novo. É muito difícil sustentar tal avaliação, especialmente se observamos as parábolas de Jesus e seus ensinos.

Quando lemos com a devida atenção os escritos de Paulo, não percebemos qualquer indicação quanto ao dízimo. Vemos uma omissão curiosa e desconcertante por parte de um homem que conhecia muito bem a lei. Contudo, é possível afirmar que a contribuição do dízimo dentro do NT. é algo íntegro e digno da observação por parte do cristão do presente século. O relativo silêncio sobre o tema, pode ser entendido se considerarmos que o dízimo era algo que Jesus, Paulo e outros autores bíblicos consideravam sua prática um fato habitual e indiscutível. Tratava-se, portanto, de uma prática que não necessitava ser estabelecida (Mt 23.23; Lc 11.42; 18.12; Hb 7.1-10).

Jesus falou sobre o dinheiro 90 vezes. Dos 107 versículos do Sermão do Monte, 22 referem-se a dinheiro, e 24 das 49 parábolas de Jesus mencionam dinheiro.

1. Jesus não se opôs ao dízimo (Mt 5. 17,18; 23.23). Podemos classificar o dízimo como pertencente à lei moral, visto que partimos do princípio de que tudo que temos é de Deus. Ele é dono de todas as coisas. A lei cerimonial ficou circunscrita a Israel; referia-se a costumes, alimentação e etc. Hoje não temos nenhuma obrigação para com essa lei. Ao devolvermos o que não nos pertence, reconhecemos que somos propriedades do Deus Triúno.

2. O dízimo era uma prática generalizada. Dirá alguém: não há nenhum mandamento para dar o dízimo, no NT.. De fato, não há, nem haveria necessidade disso. Tratava-se de uma prática generalizada. Um mandamento sobre o dízimo seria, no dizer do povo: "chover no molhado". O mesmo ocorre em relação à guarda do Domingo.

Na Epístola aos Hebreus 7.1-10, Melquisedeque é figura de Cristo. Quando Abraão deu o dízimo a Melquisedeque, estava entregando ao próprio Cristo. Jesus, pois, recebe dízimos até hoje dos crentes fiéis, através da igreja que Ele instituiu e incumbiu da propagação do evangelho.

Um outro aspecto que devemos observar dentro do NT., é que o dízimo deve ser usado no sustento do ministério sagrado (1 Co 9). Paulo fala do dever que as igrejas têm de sustentarem condignamente os seus obreiros, missionários e ministros do evangelho. No verso 11 desse capitulo, Paulo usa várias figuras de linguagem para explicar esse tema. No verso 14 o apóstolo conclui: "Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho". Trata-se de uma ordem dada pelo próprio Cristo, cuja autoridade precisa ser respeitada.

A Realidade do Dízimo no Novo Testamento

Como nas outras leis do AT., o dízimo recebe na nova dispensação maior amplitude, no princípio da mordomia da vida e da propriedade. Esse princípio não exclui o dízimo, porém, vai além dele, assim como o NT., sem excluir o AT., completa-o e amplia-o.

Por isso mesmo, o que encontramos no NT., são exemplos de contribuição que vão além do dízimo. Exemplo: Viúva pobre (Mc 12.41-44); Zaqueu (Lc 19.8); crentes de Jerusalém (At 2.44, 45; 4.32-37); crentes da Macedônia (2 Co 8.1-5); crentes de Corinto (1 Co 16.2).

Quem se dispuser a praticar o ensino do NT. tomará o dízimo como simples ponto de partida, procurando crescer na graça da contribuição, a ponto de dizer como R. G. Le Torneau, riquíssimo e liberalíssimo industrial crente: "A questão não é quanto de meu dinheiro devo dar ao Senhor, mas: quanto do dinheiro do Senhor devo guardar para mim?".

Não há uma distinção essencial entre o dízimo do Antigo e do Novo Testamento. No primeiro, era parte da aliança, para o povo que a ela pertencia e envolvia compromisso, era princípio e valor espiritual, um privilégio concedido ao povo da aliança, jamais uma imposição. No Novo Testamento, não é diferente. Cada participante da Igreja de Cristo tem um compromisso assumido através dos votos Sagrados feitos diante de Deus perante a sua igreja. No AT., o dízimo era regido pela lei, observando o princípio de culto, e reconhecimento da soberania de Deus. No NT., é impulsionado pelo amor, pela devoção e desejo sincero da prática de culto e obediência aos princípios da aliança.

O dízimo, tanto no Antigo como no Novo Testamento é uma doutrina clara e explícita. Não se trata de uma imposição da lei e sim um privilégio para o crente. Não se pode admitir a idéia de que está implícito no aparente silêncio do Novo Testamento a revogação desta santa doutrina. Não é inteligente trocarmos o explícito pelo implícito, trocar o certo pelo duvidoso.

Portanto, quando se considera o caráter contínuo da aliança, não é possível que uma pessoa verdadeiramente regenerada, convertida, justificada e adotada como família da aliança, não se sinta movida a uma verdadeira adoração ao autor, provedor e sustentador da aliança: "Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém!" (Rm 11.36).

Em Cristo.
Geraldo Carneiro Filho

17 comentários:

  1. Dizimo é devolução,não somos obrigados a nada,mais ruar é crime. Eu amo dizimar e ofertar. Pois minha vida mudou depois de ofertar. Esta oferta clamou no altar. Deus me prosperou e quero cada vez mais semear na obra.Luciana

    ResponderExcluir
  2. Muito bem querida Luciana.
    Muito obrigado pela sua visita em nosso pequeno espaço.
    Mas a nossa maior motivaçao em contribuir não deve ser " receber de volta o que demos". Mas sim reconhecer que nós NUNCA conceguiriamos pagar a nossa salvação, mas resta para nós contribuir em prol do seu crescimento do Seu Reino.

    No amor de Cristo.
    Xavier Campos Joaquim

    ResponderExcluir
  3. Na verdade bem descrito no livro de Deuteronômio aprendemos que os dízimos tinham na verdade 03 OBJETIVOS DEFINIDOS. 1 - Alegrar o próprio dizimista que CONSUMIA seu dízimo na "presença" de Deus (Deuteronômio 12:7) 2 - O amparo aos levitas que não produziam nada apenas cuidavam do templo (Deuteronômio 14:27) 3 - O cuidado com os NECESSITADOS (Deuteronômio 14:29). Na aplicação atual utiliza-se o dízimo APENAS para a manutenção do templo, já com isso ignorando os itens 1 e 3 da questão, porém a aplicação ao item 2 refere-se aos LEVITAS e em (Hebreus 7:11-12) aprendemos que houve o FIM do sacerdócio Levítico e o início de um novo sacerdócio por parte de Jesus Cristo nosso salvador. Sendo assim... AONDE na bússola chamada Bíblia encontramos base para assimilar que DÍZIMOS (HOJE) são NECESSÁRIOS?
    No tocante a Lei ter sido encerrada em Cristo, podemos afirmar que; aqueles que ESCOLHEM VIVER SOB O AIO recusam a graça. (João 1:17) (Atos 6:14) (Romanos 6:14) (Romanos 7:4) (Romanos 10:4) (Gálatas 2:19) (Gálatas 2:21) Quer viver pela lei? Corra o risco. (Gálatas 3:10) renegando assim o sacrifício de Jesus Cristo (Gálatas 3:13). E entendendo isso, aprendemos que o que se relaciona ao dízimo não é uma questão de escolha de cada um. Inicialmente a palavra do profeta Malaquias nem mesmo é DIRETAMENTE direcionada ao povo de Israel e sim aos SACERDOTES (Malaquias 1:1) (Malaquias 1:6) (Malaquias 2:1) (Malaquias 2:7-8), pois eram estes que usurpavam o direito dos necessitados (Malaquias 3:5) não muito diferente do que ocorre nos dias atuais, onde o povo simplesmente é CONVENCIDO de que deve viver ainda sobre o AIO da Lei. Livre? Não sabemos exatamente de que. Pois gostam de se manter presos a ritos e tradições. NÃO EXISTE NA BÍBLIA A DISTINÇÃO ENTRE LEI MORAL OU CERIMONIAL TÃO DEFENDIDA POR ALGUNS, existe sim a antiga e a nova aliança. O antigo testamento nos serve de instrução e conhecimento histórico e não como padrão comportamental, Jesus nasceu e viveu sob a lei, e cumpriu assim tudo conforme a TRADIÇÃO mandava, porém o VÉU DO TEMPLO RASGOU-SE e um NOVO SACERDÓCIO nasceu (Hebreus 7:11). Infelizmente assim como diz a canção de João Alexandre, muitos hoje estão re-costurando o véu, ressuscitando a lei e PISANDO NA GRAÇA. Triste escolha. (Gálatas 3:12) - Ora, A LEI NÃO É DA FÉ; MAS O HOMEM, QUE FIZER ESTAS COISAS, POR ELAS VIVERÁ. Se houver interesse ESTUDE, caso não haja, faça o conveniente, acomode-se e pratique o erro.

    ResponderExcluir
  4. Ao irmão Xavier Campos.
    Paz Seja Contigo!

    O DÍZIMO QUE FOI UMA VERDADE PARA A TRIBO DE LEVI, SE CONSTITUI EM UMA GRANDE MENTIRA PARA A IGREJA DE CRISTO. MENTIRA ESTA, QUE INSISTE EM PREVALECER A APROXIMADAMENTE XIV SÉCULOS.

    Em sua postagem sobre o Dízimo no Novo testamento, o irmão usou alguns versículos para justificar a vigência deste imposto compulsório na Igreja de Cristo.

    POR EXEMPLO: Mateus 23.23

    Alguns evangélicos se confundem na leitura do versículo acima, pois pensam tratar-se de um relato do Novo Testamento e não no período da Velha Aliança.


    PASSEMOS A ANALISAR O VERSÍCULO DE MATEUS 23.23:

    O Senhor Jesus ao encontrar-se com a "elite" de escribas e fariseus DIZIMISTAS, mediante Lei vigente, os condenou a perdição eterna, não por dizimar além do necessário (hortelã, endro e cominho), mas por negligenciar os preceitos mais importantes da Lei: A justiça, a misericórdia e a fé.

    Quanto ao registro da passagem no Evangelho de Mateus 23. 23, a mesma encontra-se no período
    veterotestamentário, posto que, o Senhor Jesus ainda não tinha cumprido a Nova Aliança no Seu sangue.

    Portanto, Mateus 23. 23 está registrado nos escritos do Novo Testamento; todavia, o relato encontra-se no período da Lei levítica, próximo ao fim da Antiga Aliança (VT); visto que, uma Nova e Superior estava por
    surgir pelo Sangue de Cristo na Cruz do Calvário.

    Quanto ao Senhor Jesus respaldar o dízimo, é porque Ele veio cumprir toda Lei(Mateus 5.17) do Velho Testamento, inclusive e principalmente a nossa condenação eterna.

    Concluímos com isto, que o Senhor Jesus nunca respaldou a prática de dízimar no período neotestamentário e nem nenhum dos seus apóstolos; muito menos Paulo, o discipulador dos gentios, o qual afirma categoricamente que cada um contribua segundo propôs em seu coração, através de ofertas voluntárias, prática comum nas Igrejas Primitivas.


    PORTANTO,
    O Evangelho afirma que Lei que nunca aperfeiçoou ninguém, muito menos o dízimo, aperfeiçoaria escribas e fariseus hipócritas do século XXI. Pelo contrário, a insistência dessa prática legalista e herética tem trazido grandes prejuízos a Igreja de Cristo.


    Tais como:

    - Enriquecimento de congregações com perigo espiritual para alguns líderes que são aprisionados pelo "deus Mamom" pela avareza de seus corações.

    - Falta de pastoreio espiritual do rebanho de Cristo, motivado pelo controle financeiro e pela ameaça de um certo devorador (diabo)
    e com garantia de enviar os respectivos membros para o inferno (Ml 3. 10), se os mesmos não contribuírem com no mínimo 10%
    de sua renda, posto que, são considerados ladrões todo aquele que não se submetem a passagem de Ml 3.10.

    - Manutenção de um fariserismo pentecostal em detrimento de uma santificação interior, alimentando desta forma uma aparente santidade e com a ilusão de uma suposta compra de salvação, através de pagamentos de dízimos como garantia de salvação eterna; entre outros...



    CADA UM CONTRIBUA SEGUNDO PROPÔS EM SEU CORAÇÃO, NÃO POR TRISTEZA OU POR NECESSIDADE, PORQUE DEUS AMA A QUEM DÁ COM ALEGRIA.
    II Coríntios 9.7


    PORQUE NADA PODEMOS CONTRA A VERDADE, SENÃO EM FAVOR DA PRÓPRIA VERDADE.
    II Coríntios 13. 8


    P.S. SUGIRO AO IRMÃO E A QUEM INTERESSAR A ACOMPANHAR OS 12 ESTUDOS SOBRE O TEMA EM QUESTÃO, APARTIR DA 1ª POSTAGEM, COM O TÍTULO: Dízimo na Graça: MENTIRA QUE INSISTE EM PREVALECER! (Minha Introdução), os quais estão sendo postados semanalmente, e o próximo é: LEI DE MANDAMENTOS CARNAIS E A LEI DA GRAÇA.


    http://discipulodecristo7.blogspot.com/


    Um abraço do Discípulo de Cristo
    J.C. de Araújo Jorge

    ResponderExcluir
  5. Paz irmão, pensei que o seu blog fosse democrático, pois pelo que tenho observado opiniões contrárias não são publicadas no seu espaço e isso é lamentável.

    Precisamos deixar de ser fundamentalistas radicais e ter a humildade de reconhecer que opiniões contrárias traz crescimento ao Corpo de Cristo; ou então, não se proponha a divulgar postagens na qual só se pode opinar em concordância com o autor do blog em questão.

    "Errais não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus"

    Um membro do Corpo de Cristo

    ResponderExcluir
  6. Paz!

    A princípio analiso três razões para a maioria dos líderes evangélicos preferirem a prática herética de dízimos em substituição e detrimento das ofertas voluntárias, conforme ensinamento a toda Igreja de Cristo através de Paulo, Apóstolo dos gentios e por extensão discipulador da Igreja neotestamentária:

    CADA UM CONTRIBUA SEGUNDO TIVER PROPOSTO NO CORAÇÃO, NÃO COM TRISTEZA OU POR NECESSIDADE; PORQUE DEUS AMA A QUEM DÁ COM ALEGRIA.
    II Coríntios 9. 7


    EIS AS RAZÕES:

    1- Esse imposto religioso compulsório dá estabilidade financeira a Igreja, que se enriquece como denominação, sem nenhum tipo de promoção social, nem mesmo em favor de seus membros. Cobra-se tudo, nada é de graça para que seus líderes amontoem riquezas; todavia espiritualmente, empobrecem.

    2- Existem pessoas que acham conveniente dizimar a ter que se santificar e amar o seu próximo; e dessa forma, aliviam suas consciências, como se pudessem comprar a salvação à prestação.

    3- E por último, os irmão mais simples são coagidos por seus líderes com base na sombra da Lei do velho testamento. Pois, se esses irmãos não obedecerem com no mínimo 10%, são considerados ladrões e réu de condenação eterna.

    Acredito sinceramente que se a Igreja atual, fosse genuinamente Primitiva, no tocante as ofertas voluntárias; os pastores teriam que apascentar as ovelhas; se preocupar com o desempregado, orar para que a prosperidade chegasse aos lares de seu povo, fazer visita domiciliar aos membros, ou seja cumprir o chamado pastoral. Desta forma, creio que a Igreja estaria em um nível espiritual mais elevado; posto que, já teríamos alcançado os 50% de VIRGENS PRUDENTES, e não a maioria de virgens néscias, que só tem atrasado a VINDA DO SENHOR JESUS.

    Em Cristo,

    ***Lucy***

    ResponderExcluir
  7. Paz do Senhor amado.
    Eu quis salvar-te dessa sua falácia acerca do Dízimo.Não quis que o amado com o nome de "Discipulo de Cristo" fosse taxado dessa maneira ,porque achei muito aquém dos discipulos de Cristo.
    Convidaria o amado a ler,um post do pastor Marcello Oliveira em seu blog. http://www.davarelohim.com.br/desculpas-vazias-quanto-ao-dizimo/
    Convidaria tbm que lesse a parte 2 desse estudo,se não leu aínda.!
    Que Deus em Cristo te possa abençoar.


    Sempre Em Cristo ,
    Xavier Campos

    ResponderExcluir
  8. Esta matéria encontra-se com ferrenhos defensores das pragas e dos DEVORADORES, bem como, com os defensores da GRAÇA.

    Qual a GRAÇA, em se viver da LEI, sem a GRAÇA?

    Muitos líderes vivem da LEI por que a vida para eles ficará sem GRAÇA e deverão se submeter a sua própria fé e não na fé dos demais.

    A LEI impõe MEGA-TEMPLOS, Aviões, programas exdrúxelos na TV, púlpitos lotados de ministros, que somente esboçam suas pregações no livro de Malaquias de uma forma incompleta.

    A LEI produz um grupo de pastores despreocupados com as suas ovelhas que vivem uma vida sem GRAÇA.

    Estes normalmente são gastadores desvairados, que não perdem um dia fora das churrascarias rodízios, em detrimento de um irmão que pouco ganha e vive mal, não dividem o dízimo com os necessitados da própria igreja, pelo contrário, sugam a estes, cada vez mais, como GRANDES DEVORADORES, fantasiados em seus ternos de luxo(coleção), relógios de marcas caríssimas(coleção), pulseirinhas(coleção), gravatas em excesso(coleção), carros importados (impostos, seguro e IPVA caríssimos), e se dividem em percentuais, do tipo franchise, na distribuição de ganhos e promoções, aos que mais arrecadam seus faturamentos(dízimos e ofertas), em suas congregações com base na LEI.

    Existem igrejas em que o proprietário maior, utiliza de misericórdia aos que mais arrecadam (não é necessário ensinar bem a Palavra de Deus), um percentual maior no seu salário, como incentivo "ESPIRITUAL"

    Sem falar nos líderes que consagram em excesso muitos ao ministério para garantirem que a LEI envergonhe a muitos sérios no ministério e escondam algumas falcatruas de outros do próprio ministério, pelo interesse carnal e necessário aos tempos da LEI.

    Onde está a GRAÇA da igreja, nestes últimos dias da igreja na face da terra?

    Talvez continue mais adiante...

    O Senhor seja contigo,

    O menor de todos os menores. Um Tradcional Pentecostal.

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigado pastor Newton pelo seu contributo.
    Confesso a pastor que admiro muito a sua humildade.
    Quanto ao assunto aqui proposto,não modificarei nada que está escrito.
    Se alguém alega que contribuir é falta de conhecimento,perguntaria eu, como uma igreja cresceria sem contribuição de santos, até pq como o pastor Newton frizou, muitos ou quase todos esse que contrariam a prática do dízimo, são pessoas mais preocupadas consigo mesmas.

    Que Deus abençoe pastor.

    Xavier Campos

    ResponderExcluir
  10. Prezamado irmão Xavier,

    A paz de Cristo, o nosso Senhor!

    Segue entre sua linhas abaixo:

    Xavier: Muito obrigado pastor Newton pelo seu contributo.

    Newton: Aprendemos como uma equipe. Sempre. Hoje, desconhecemos o que aprenderemos amanhã. E por muitas vezes, esquecemos o que aprendemos no ontem distante.

    Xavier: Confesso a pastor que admiro muito a sua humildade.

    Newton: Luto comigo mesmo para ser o que Deus deseja que eu seja. Um servo e certamente o menor de todos.

    Xavier: Quanto ao assunto aqui proposto,não modificarei nada que está escrito.

    Newton: Você não deve modificar, qual será a GRAÇA se não houver a defesa da LEI?

    Xavier: Se alguém alega que contribuir é falta de conhecimento,perguntaria eu, como uma igreja cresceria sem contribuição de santos, até pq como o pastor Newton frizou, muitos ou quase todos esse que contrariam a prática do dízimo, são pessoas mais preocupadas consigo mesmas.

    Newton: Interessante. Muito dos grandes líderes demonstram o contrário com as coleções definidas no meu comentário anterior.

    Eu possuo somente um relógio, dois ternos. Duas gravatas. Nenhuma pulseira. Nenhum cordão no peito. Somente a minha aliança de casado por 35 anos. Ou seja, o necessário para viver. E na maior parte das vezes, normalmente não penso em mim, por me preocupar com os demais.

    Xavier: Que Deus abençoe pastor.

    Newton: A você muito mais, amado irmão.

    Xavier Campos

    ResponderExcluir
  11. Glória a Deus e Pai, que nos uniu em Cristo Jesus para sermos um nEle.
    Agradeço de coração,ao ilustre pastor Newton por seu contributo nesse post,porque tem vezes que nós publicamos algo e chegamos a um extremos de quase se "arrepender" por ter publicado devido as duras criticas que recebemos tanto no blog quanto nas redes sociais. Mas quando aparecem irmãos que nos ajudam nessa tarefa, nós conseguimos nos reerguer e continuar a jornada.

    Nossa morada é lá no Céu.
    Obrigado por todos que direta ou indiretamente têm cooperado para o bom andamento da obra de Deus.
    Quem seríamos nós se não hovesse outros irmãos?

    Xavier Campos

    ResponderExcluir
  12. Olá Prezado Xavier, Graça e Paz.
    Não poderia deixar de deixar meu racado em relação ao dízimo. Eu particulamente já estudei tal assunto por muito tempo e cheguei a conclusão que este assunto é muito pessoal. Embora seja por muitos uma imposição, para eu pessoalmente chamaria de adoração. O que darei ao Senhor por tudo que nos tem feito? É claro e evidente que não encontramos contexto para o dízimo, apenas um "texto" quase isolado. Vamos ser claro. Usar o texto Paulino quando diz: Deus ama quem dar com alegria" EM RELAÇÃO AO DÍZIMO É FORÇAR A BARRA PARA COLETA,pois este texto tem um contexto sobre "Oferta voluntária para os nescessitados"

    Sou dízimista, mas sou sincero em dizer que não devemos dizimar como obrigação. Mas como O Neilton Carpinteiro respondeu: O que pagaria as contas eclesiasticas?

    Infelizmente tem crente que não tem fé quando o assunto é dízimo.

    ResponderExcluir
  13. Muito obrigado por sua sinceridade prezado Josiel Dias.
    Não digo que sou tão conhecedor nesse assunto,mas diria o seguinte: não condenaria quem faz tais práticas,é claro os que fazem mesmo por amor a obra!.
    Mas se de um lado é defendido que não exista bases para tais argumentos quanto ao contribuir,por outro também,não encontramos a Bíblia contrariando tal prática.
    Então quem contribue,continue e quem não o faz,faça esforço para fazê-li.Risos.
    Que Deus abençoe.

    Xavier Campos.

    ResponderExcluir
  14. Retorno ao seu espaço, pois quero salientar que ser DISCÍPULO DE CRISTO no meu entendimento é esforçar-se para viver o Evangelho da GRAÇA, mediante obediência aos Mandamentos de Cristo na direção do Espírito Santo.

    Quanto a sua crítica a meu respeito, ao afirmar: "porque achei muito aquém dos discipulos de Cristo". Esta sua afirmação, é desprovida de amor cristão, pois o próprio Cristo afirma:
    "Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos" (João 8.31).

    Com relação a sua defesa herética do dízimo, é possível que seja por falta de entendimento das Boas Novas do Evangelho da Graça, assim como eu que também estive equivocado por algum tempo, por ouvir mais aos homens (líderes) e menos ao Espírito da Verdade.

    Portanto, é prudente que o irmão se esvazie de toda tradição humana para que a VERDADE DE CRISTO, penetre em seu espírito (coração); caso contrário, o irmão terá que guardar toda Lei; e a lei, nunca aperfeiçoou coisa alguma. Por isso Cristo teve que cumprir todos os mandamentos carnais, inclusive pagar o preço da nossa condenação eterna, pois não é possível a nenhum de nós cumprir toda Lei. Muito menos foi possível à aqueles escribas e fariseus hipócritas de Mateus 23. 23, que apesar de cumprir a lei vigente de dízimos, não conseguiram deixar de negligenciar a justiça, a misericórdia e a fé, e por consequência disso, foram condenados a perdição eterna pelo Senhor Jesus no final da antiga aliança.

    CADA UM CONTRIBUA SEGUNDO PROPÔS EM SEU CORAÇÃO, NÃO POR TRISTEZA OU POR NECESSIDADE, PORQUE DEUS AMA A QUEM DÁ COM ALEGRIA.
    II Coríntios 9.7

    Quanto a sobrevivência da Igreja, não precisa de "imposto compulsório" da Lei Levítica (Dízimo); posto que os líderes deverão viver pela fé na espiritualidade da sua igreja com relação a contribuição voluntária, mediante Ofertas de Justiça; como era costume na Igreja Primitiva.

    Pois quem muito é pastoreado em amor, muito mais será liberal para retribuir com alegria, abençoando em justiça, misericórdia e fé.


    PORQUE NADA PODEMOS CONTRA A VERDADE, SENÃO EM FAVOR DA PRÓPRIA VERDADE.
    II Coríntios 13. 8


    SUGIRO AO IRMÃO E A QUEM INTERESSAR A ACOMPANHAR OS 12 ESTUDOS SOBRE O TEMA EM QUESTÃO, APARTIR DA 1ª POSTAGEM, COM O TÍTULO: Dízimo na Graça: MENTIRA QUE INSISTE EM PREVALECER! (Minha Introdução), os quais estão sendo postados semanalmente, e o próximo é: LEI DE MANDAMENTOS CARNAIS E A LEI DA GRAÇA.

    http://discipulodecristo7.blogspot.com/


    P.S. Favor não esquecer de publicar meu comentário, pois mesmo sendo considerado a quem de suas expectativas, creio ter direito de resposta neste espaço que julgo democrático.

    Paz Seja Contigo

    Discípulo de Cristo.
    J.C. de Araújo Jorge

    ResponderExcluir
  15. Paz do Senhor prezado J.C. de Araújo Jorge,
    Muito obrigado mais uma vez pelo seu comentário, e pela coragem que o amado tem de expor aquilo que sabe.
    Mas sugiro que leia com atençao os comentários do pastor Newton.
    E se for costume ou doutrina Bíblica,doutrinas ou dogmas ,cabe a nós mesmos medir mediante as Sagras Escrituras.Afinal as Escrituras é a nossa única fonte de autorridade!
    Mas aínda que fosse dogma da igreja,nós aínda assim deveríamos cumprir( se não contradiz com a Bíblia); afinal Jesus disse que tudo que ligarmos na terra será ligado no Céu (Mt 18.18).

    ResponderExcluir
  16. Enfim lendo os comentários e já atrasado ainda vou ser curto e grosso
    Era Dizimista e só vivia apertado coma corda no pescoço, enquanto vendo meu Pastor sorridente e feliz da vida, acreditava apenas no que pregava, passei a fazer alguns questionamentos com alguns estudiosos da bíblia e também como entendo que vivemos na graça e não na lei, hoje não dou dizimo mas sim oferta e faço isso doando algumas coisas a quem realmente precisa, quando mudei minha prática o devorador sumiu das nossas vidas, hoje graças a Deus estamos colhendo o melhor dessa terra e tenho certeza que Deus se agrada que ajudemos aos necessitados do que ficar pagando passagem aerea pra pastor esbanjar dinheiro...

    ResponderExcluir
  17. EU CONCORDO COM TODOS OS COMENTARIOS CONTRA O DIZIMAR NOS DIAS DE HOJE. QUE DEUS ABENÇOE A TODOS OS ILUMINADOS POR CRISTO.AMEM!!!

    ResponderExcluir

Paz do Senhor prezado irmão,
Nós neste espaço não publicamos ofensas,calunias,etc.

Que Deus abençoe.