segunda-feira, 18 de abril de 2011

Doutrina da Fé

Este material é extraído do livro do Pr. Wilson Valentim dos Santos " Isto Cremos, pregamos e Ensinamos".





A fé é uma das doutrinas fundamentais da Bíblia Sagrada. Sendo as coisas de Deus espirituais e invisíveis é indispensável a fé para servirmos a Deus. Está escrito:  ''O justo viverá da fé'' ( Hebreus 10.38), e também em Hebreus 11.6 está escrito assim: Sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.


A fé é um atributo do espírito humano. Não é algo que possa ser aprendido pela experiência física, não vem mediante exercício dos cinco sentidos. A fé tem a sua base no conhecimento intuitivo sobre as realidades espirituais,como a crença na existência de Deus, da alma e de outras realidades espirituais eternas.


O espírito e a alma humana sabem, porquanto crêem.O plano de Deus na criação tem como objetivo dar ao homem a capacidade de conhecer o seu Criador e as realidades do  mundo espiritual.


A fé é uma operação do Espírito Santo, mas também é uma reação favorável do espírito humano. O poder divino é quem a cria no crente , pois Judas escreveu que devemos ¨batalhar na fé que uma vez foi dada aos santos¨(Judas 3). A vontade Humana deve recebê-la e desenvolvê-la. A fé é um fruto do Espírito Santo no crente ( Gálatas 5.22); é também um dom de Deus ( Efésios2.8) e é uma crença (Atos 14.9).
A fé é algo profundamente espiritual. É operação de Deus: ¨ E, quando chegaram reuniram a igreja, relataram quão grandes coisas que Deus fizera por eles, e como abrira aos gentios a porta da fé¨( Atos 14.27). Jesus Cristo é o autor e consumador da fé ( Hebreus 12.2); a fé é preciosa ( II Pedro 1.1);é santíssima ( Judas 20).


Os Efeitos da Fé Cristã.


A fé honra a Deus ( Mat. 8.8,10).
Remove Montanhas ( Mat. 17.20).
Produz a Justificação ( Atos 13.39;Rom. 5.1).
Opera a Santificação ( Atos 15.9;26.18).
Opera a Salvação ( Romanos. 1.16).
Dá-nos acesso a Deus ( Romanos 5.2;Efésios 3.12).
Produz Segurança Espiritual ( Romanos 10.11;II Timóteo 1.12).
Produz Vitória Espiritual ( I João 5.4,5; I Pedro 5.8,9).
Produz Certeza de Vida eterna ( João 5.24;20.31).


Carateristicas Indispensáveis da Fé no Serviço Cristao


A Fé Salvadora 
Que proporciona ao crente acreditar nas promessas de Jesus Cristo no tocante a salvação da alma, no perdão dos pecados e na certeza da vida eterna.


A Fé Servidora
Que proporciona ao crente servir a Deus nos mais diversificados setores da Sua obra. O crente sabe, pela fé , que seu trabalho não vão no Senhor.


A Fé Sustentadora: 
Que proporciona ao crente confiar nas muitas promessas de Deus para suprimento de todas as suas necessidades ( Filipenses 4.19). Trata-se de uma vida vivida sob a dependencia de Deus.


Os Inimigos da Fé


Incredulidade. É  a descrença na provisão de Deus e em todas as realidades de Deus.
A dúvida. É  a falta de confiança que afasta o crente de presenciar a operação e os milagres de Deus.
O medo. Impede o crente de lançar-se na mão de Deus.


Como Crescer na Fé


A Bíblia ensina-nos como crescer na fé. Existe da parte do crente o reconhecimento da fé, o que precisa depois disso é haver o seu desenvolvimento. Foi sentido essa necessidade que os apóstolos pediram a Jesus: ¨Senhor aumenta-nos a fé¨( Lucas 17.5). Este pedido foi atendido ,pois a Bíblia informa-nos que estes homens tornaram-se gigantes na fé especialmente depois do Dia de Pentecostes.


Tomando como exemplo a experiência dos apóstolos , o crente assim pode crescer na fé das seguintes maneiras:


Pedindo ao Senhor : ( Lucas 17..5). ¨ Disseram então os apóstolos do Senhor: Acrescenta-nos a fé ¨.


Ouvindo a Palavra do Senhor : ( Romanos 10.17)  - De sorte que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.


Praticando a Palavra do Senhor : - Todos aquele , pois que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha ( Mat.7.24-28)


Ministrando a Palavra com uma vida consagrada:  - Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da Palavra ( Atos 6.4 ).


Tendo íntima comunhão com o Senhor: E Pedro e João subiam juntos ao templo á hora da oração , a nona    (Atos 3.1-9). Homem em íntima comunhão crescem na fé e são usados por Deus.


Glorificando constantemente ao Senhor : E não enfraqueceu na fé...e não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortalecido na fé, dando glória a Deus  ( Romanos 4.19,20).


Desenvolvendo o seu uso: E disse Pedro: Enéias, Jesus Cristo te dá saúde; levanta-te e faze a tua cama. E logo se levantou. ( Atos 9.32,43).
Pedro desenvolveu  sua fé durante todo o seu ministério e por isso Deus o usou muito para a realização  de muitos milagres.


A fé é uma virtude que precisa ser cultivada, regada e adubada para cada vez mais dar frutos . A fé quanto mais usada mais cresce.




Saudaçoes cordiais de...
 Xavier Campos

3 comentários:

  1. A que mais me chama atenção é a fé salvivifica, esta que nos dar a certeza da vida eterna. Tremendo isso!

    ResponderExcluir
  2. Querida Rô, és sempre bem vinda nesse espaço.
    Santificação essa que sem ela ninguém verá a Deus.
    Hebreus 12. 14.

    Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  3. Paz do Senhor irmão, gostaria de saber noticias ou contacto do Pr. Wilson Valentim, autor do opúsculo "Isto,Cremos, Pregamos e...", pois foi ele junto com o Pr Costa, em Portugal, que me batizaram. Um abraço. Obrigado e que Deus o abençõe.

    ResponderExcluir

Paz do Senhor prezado irmão,
Nós neste espaço não publicamos ofensas,calunias,etc.

Que Deus abençoe.