quinta-feira, 21 de julho de 2011

Dízimo é coisa do passado ( 2 )?


Por. Geraldo Carneiro Filho 

O que é Dízimo?

- É a décima parte da renda, consagrada ao Senhor.
- Muitas das nações da Antiguidade tinham procedimento semelhante em relação aos seus deuses e governantes.

- Aparece na Bíblia como prática dos patriarcas mesmo antes de ser instituído como lei em Israel; Abraão deu o dízimo a Melquisedeque (Gn.14:20) e Jacó também fez votos de dar a Deus o dízimo de tudo o que o Senhor lhe concedesse (Gn.28:22).
- Portanto, o dízimo não "nasceu" como uma ordenança e sim como um ato espontâneo, que depois foi instituído como lei. Ele está presente bem antes de nossa existência e da própria igreja.

- O dízimo não é mera obrigatoriedade, mas um ato oriundo da fé nas promessas de Deus.
- O dízimo é o meio pelo qual a Igreja tem aqui na terra para realizar a evangelização, enviar missionários, manter os seus obreiros, cuidas da assistência social, construir templos com infra-estrutura para abrigar o povo e suprir o dia-a-dia da administração. O DÍZIMO É PARA ISTO; NÃO TEM OUTRA FINALIDADE!


NA DISCUSSÃO DESTE ASSUNTO, VEJAMOS DUAS IMPORTANTES QUESTÕES:

1) O DÍZIMO É CONTRIBUIÇÃO PERFEITAMENTE CRISTÃ - Mt 23:23 - A prática do dízimo entre os contemporâneos de Jesus tornou-se legalista e ostentatória de falsa espiritualidade. Os escribas e fariseus cumpriam esta determinação para serem vistos e honrados pelos homens e não como fruto sincero de corações agradecidos. Era apenas aparência; nada mais. Todo o texto de Mt 23 enfatiza este lado da arrogância, da falsa religiosidade, onde a hipocrisia se reveste de justiça para tornar-se a glória de corações iníquos e apodrecidos. Alguns podem pensar, à primeira vista, que Jesus estivesse condenando o dízimo. Porém, uma leitura mais acurada do texto revela que ele estava reprovando a motivação errada. O que Jesus fez foi reforçar o conceito de que o dízimo, antes de ser mera obrigatoriedade, para aparentar justiça, é um ato de fé que produz obediência voluntária aos mandamentos da Palavra de Deus.

2) O DÍZIMO TEM DE SATISFAZER A TRÊS REQUISITOS:
A) TEM DE SER VOLUNTÁRIO - II Cor 9:7 - Não há diferença entre a prática do dízimo e das ofertas. Se todos os crentes dessem o dízimo, não haveria necessidade de a Igreja local lançar mão de campanhas financeiras para a execução de sua tarefa. 

B) TEM DE SER METÓDICO e PROPORCIONAL AOS RENDIMENTOS - I Cor 16:2 - Duas coisas aparecem no texto: (1) As contribuições eram feitas no primeiro dia da semana (domingo); e (2) Era proporcionalmente à prosperidade de cada um, ou seja, quando se dá 10% isto indica que é proporcional. Assim, a voluntariedade da contribuição A SEU MODO, está errado!

C) O VALOR DO DÍZIMO, SE NÃO FOR IGUAL A 10%, TEM DE SER SUPERIOR – A minha orientação para os membros da Igreja é: Caso o valor do dízimo seja inferior a 10%, dê apenas como oferta e não como dízimo. Caso seja superior, separe o valor dos 10% e dê como dízimo; a diferença para mais, dê como oferta.
NÃO BASTA, PORTANTO, APENAS CONTRIBUIR COM O DÍZIMO! - A Bíblia fala de dois níveis: o dízimo e a oferta (Ml.3:8-10). O dízimo e a oferta são apresentados como também produzindo um memorial perante o Senhor, e o texto mostra claramente que não podemos deixar de ser fiéis nos dois casos. Dízimo e oferta também são expressões da nossa fé em Deus.


O SIGNIFICADO DA PALAVRA “ROUBAR” NO LIVRO DE MALAQUIAS
(Ml 3:6-12)

O termo usado para ROUBAR tem a ideia de TOMAR À FORÇA. Assim, não era obra de um descuidado; ERA ALGO PLANEJADO, INTENCIONAL – Logo, O PLANEJAMENTO ou A INTENÇÃO de não dar o dízimo, é vista por Deus como uma violência contra Ele

O outro significado para a palavra ROUBARÁ é SUPLANTAR; TIRAR VANTAGEM DE. Assim, o versículo ficaria desta forma: “SUPLANTARÁ O HOMEM A DEUS?” ou “TIRARÁ VANTAGEM O HOMEM SOBRE DEUS?”

Ml 3:10 - A promessa dada por Deus impõe uma condição: Primeiro trazer os dízimos; depois, fazer prova do Senhor, que garante derramar bênção tal, trazendo maior abastança. Porém, é preciso que fique claro: ISTO NÃO ANULA AS AFLIÇÕES DA VIDA, ONDE APARECEM OS MOMENTOS DE SEQUIDÃO. Agora, Deus, com certeza, garante vitória aos que, com fidelidade em tudo, atravessam estas horas mais difíceis, pois a Palavra do Senhor jamais cai por terra.

FAZER PROVA - Não é chantagear o Senhor, mas saber que Ele é fiel para conosco.
DUAS CLASSES DE DIZIMISTAS NA IGREJA


1) OS DIZIMISTAS - NÃO SÃO CONTRÁRIOS À DOUTRINA DO DÍZIMO. São aqueles que dão os dízimos sem constrangimento ou imposição. A sua contribuição é consciente, metódica e voluntária.
Às vezes, alguns crentes, por causa de certas dificuldades financeiras, não dizimam. Não que sejam contrários à doutrina do dízimo, mas porque acham que, primeiro, devem acertar as suas finanças para, depois, passar a contribuir fielmente com o dízimo, observando os três requisitos acima expostos: voluntário, metódico e proporcional ao rendimento. (II Rs 4:1-7)

2) OS ANTI-DIZIMISTAS - São os que não aceitam a doutrina do dízimo, seduzem outros membros a não dizimarem, dizem que o povo é pobre e a crise é tremenda. São aqueles que, se o pastor falar da doutrina do dízimo, dizem que ele está precisando de dinheiro e, se o pastor não falar sobre a doutrina do dízimo, é porque o ele já está cheio do dinheiro e não precisa de mais.

OS PROPÓSITOS, PRINCÍPIOS E VERDADES RELACIONADOS AO DÍZIMO NO ANTIGO TESTAMENTO.

Nm 18:20-32; II Cr 31:4-5; Ne 12:44-45 cf Hb 7:5 - Um dos propósitos do dízimo era o sustento dos levitas em troca dos serviços prestados na tenda da congregação; Além disso, recebiam uma parte das ofertas (Dt 18:1-2). Por sua vez os levitas davam os dízimos dos dízimos ao sacerdote (Nm 18:26).

Dt 14:28-29 - Outro propósito do dízimo era auxiliar aos necessitados: o estrangeiro, o órfão e a viúva.

Dt 26:1-15; Ml 3:8-10 - Assim como Deus dera bênçãos a Seu povo, os que as receberam devia reparti-las com as pessoas menos favorecidas. Dar o dízimo, portanto, traria bênçãos divinas. Desta forma, não só a Casa de Deus era suprida, como também mantida a tribo levítica, responsável pelo sacerdócio.

ÉTICA PASTORAL NAS FINANÇAS
II Cr 31:11-19; Ne 12:44 - Esta seção descreve como os sacerdotes e os levitas recolheram e distribuíram as ofertas sagradas. Começa com a expressão FIELMENTE e termina com a frase COM FIDELIDADE. Absoluta integridade é necessária quando se trata das ofertas a Deus (II Cor 8:19-21 - A maneira reverente e fiel pela qual tudo foi organizado, deve ser um exemplo de eficiência nas igrejas de Cristo).


1) Fidelidade na entrega do dízimo (Tg 2:12; Ml 3:10)
2) Fidelidade na administração dos dízimos e ofertas (III Jo 5; At 20:33)
3) Fidelidade com os obreiros da igreja (Lc 10:7; I Tm 5:18)

4) Não ser amante do dinheiro (I Tm 6:10)
5) Não fazer dívidas além de sua capacidade financeira (Lc 14:28-30; Pv 22:7).
Lições retiradas de At 20:35

Não olhe para o tamanho do seu salário, mas para a grandeza de Deus, a quem servimos com a nossa contribuição.
Devemos nos lembrar que o dízimo é uma quantia bem menor do que aquela empregada em coisas vãs.
Se dermos o dízimo com motivação errada, mudemos de rumo! Façamo-lo por amor à obra e como um ato de fé nas promessas de Deus, que resulta na obediência voluntária aos Seus mandamentos, sem legalismo.

Geraldo Carneiro Filho

FONTES DE CONSULTA
1) Revista Discipulado (Novos Convertidos) – CPAD
2) O Pastor Pentecostal - Um Mandato para o Século XXI - CPAD - Thomas, E. Trask
3) Igreja, Lugar de Vida - Editora Betânia - Naamã Mendes
4) Ética Pastoral - CPAD - Nemuel Kessler
5) Líderes À Beira do Abismo - Editora Betânia - Strong Joice
6) Apostila do Evangelista Fernando Oliveira

8 comentários:

  1. a paz do Senhor, muito bonito este discurso sobre dízimo, mas não vejo em lugar nenhum ser divulga onde realmente se aplica este dinheiro, oque vejo é sempre o pastor de carro novo muitos dos membros não tem roupas calçados e alimentação satisfatória para sua família,não sou contra se contribuir com a obra de Deus, mas sou contrário se fazer das contribuições moeda de barganha com Deus, não posso admitir que me cobrem dízimo utilizando Ml. 3,10 dizendo que quem não dizima é ladrão,o seguinte texto é lei obrigação, mas hoje vivemos pela graça, a palavra de Deus diz que a contribuição é voluntária e deve ser feita com alegria e não com medo como vejo na maioria das igrejas que pregam se não dizimar não vai pro céu, como se o dízimo fosse maior que o sacrifício de Cristo na cruz por nós.
    abçs, Valdinei, www.pbvaldineifernandes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo trabalho no blog. Já estou seguindo.

    Aproveito para lhe convidar a conhecer o meu blog, e se desejar segui-lo, será uma honra.

    Seus comentários também serão muito bem-vindos.

    www.adonainews.com.br

    Vicente Natividade

    ResponderExcluir
  3. Paz do Senhor pb.Valdinei.
    É um prazer poder receber-te nesse nosso pequeno espaço.
    O dinheiro é sempre bem vindo na igreja.Para manutenção da obra do Senhor.E nunca para pastores enriquecerem. Dízimo não deve ser um meio de pastores enriquecerem no evangelho, porque é do Senhor.

    ResponderExcluir
  4. Paz do Senhor Vicente.
    Muito bom ter você em nosso espaço.
    Olha que ja sigo seu blog e indico mesmo nesse blog.
    Que Deus abençoe sua vida meu querido.

    Xavier

    ResponderExcluir
  5. O que os lideres das igreja deveria ensinar sobre o dízimo, mas faz questão de esconder?
    que O dizimar não é uma doutrina cristã
    Um ensaio por Russell Earl Kelly, Ph.D. Doutorado em teologia.
    Pastor da igreja batista. Estados unidos das Américas.
    INTRODUÇÃO:
    O seguinte estudo é apenas um resumo do livro, do Doutor Russel Kely "Tem a Igreja o direito de cobrar o Dizimo?" As conclusões de um teólogo no tocante a uma doutrina tabu. O livro que tem 290 paginas, em si é uma versão maior de minha tese de doutorado e cátedra Ph.D. desafio aos educadores bíblicos a serem honestos, que abram seus níveis de investigação em seus seminários e promovam estudos sobre este tema nos níveis de magistério, doutorado e catedrático. Esta doutrina falsa e exploradora, é demasiado importante para passá-la por verdadeira. Sendo uma mentira conveniente,
    Em todas as igrejas de hoje a falsa doutrina do dízimo se converteu em todo um escândalo. Por um lado, a maioria dos livros de texto a nível de seminário referentes à teologia sistêmica e a hermenêutica escritos por eruditos de muita preparação omitem o tema do dízimo, e por outro lado, a prática rapidamente está a se converter num requisito para ser membro nas mesmas denominações que dizem fazer questão de doutrinas fundamentadas na Bíblia, neste caso, existe uma demagogia clara, Também há mais e mais provas de que leigos que questionam a legitimidade de dizimar sob o Novo testamento, são criticados e desprezados como polemistas ou cristãos fracos. Líderes cristãos sinceros sempre devem estar dispostos a um diálogo aberto em torno da Palavra de Deus. A recusa em tratar o assunto so mostra que querem manter no enganano o povo do senhor,e deles se aproveitarem intencionalmente de ma fé...
    O Dízimo Moderno Fundamenta-se Sobre Muitas Falsas Premissas
    O que ensinam todas as denominações que cobram dízimo se resume na declaração de certa denominação quanto à mordomia. Diz que "o dízimo é a mínima norma bíblica e que o ponto de partida estabelecido por Deus não deve ser substituído ou comprometido por nenhuma outra norma." Acrescenta que o dízimo é do ganho líquido pago à igreja antes que se calcule o imposto público sobre o ganho.
    Os seguintes itens neste estudo delineiam um contraste entre os falsos ensinos que se utilizam para apoiar o dízimo com o que a Palavra de Deus diz verdadeiramente.

    ResponderExcluir
  6. Item #1: Os Princípios da doação voluntaria em 2ª coríntios 8 e 9 não Têm nada a Ver Com o Dízimo. No novo testamento não se cobrava nenhuma espécie de taxa fixa,(Dizimo) mas so voluntario. Com respeito à igreja, claro...
    O falso ensino é que o dízimo é uma expectativa divina obrigatória a qual sempre precede a dadivosidade de livre vontade.
    A doação ou contribuição de livre vontade existia dantes do dízimo. Os seguintes princípios do Novo Pacto no tocante à dadivosidade de livre vontade encontram-se em 2 Coríntios, capítulos 8 e 9:
    (1) A doação ou contribuição é uma "graça." Estes capítulos usam a palavra grega para "graça" oito vezes em torno da ajuda para os cristãos pobres.
    (2) Primeiro há que fazer a dádiva de um mesmo a Deus (8:5).
    (3) Há que se dar a conhecer a vontade de Deus (8:5).
    (4) Há que dar em resposta ao dom de Deus (8:9).
    (5) Há que dar por razão de um desejo sincero (8:8, 10, 12; 9:7).
    (6) Não há que dar porque o manda algum mandamento (8:8, 10; 9:7).
    (7) Há que dar mais do que se possa (8:3, 11, 12).
    (8) Há que dar para produzir igualdade. Isto quer dizer que os que têm mais devem dar mais a fim de suprir a incapacidade dos que não podem dar tanto (8:12-14).
    (9) Dar com gozo (8:2).
    (10) Há que dar pelo desejo de crescer mais espiritualmente (9:8, 10, 11).
    (11) Há que se dar porque

    ResponderExcluir
  7. Item # 2: Na Palavra de Deus o Dízimo Sempre foi em Alimento! No período que ele foi exigido, hoje nem isso é.
    O falso ensino é que os dízimos bíblicos incluia TODO tipo de ganho.
    Utilize a Palavra de Deus para definir o que é "o dízimo." Não utilize um dicionário secular! Abra uma concordância bíblica completa e descobrirá que a definição que usam os promotores do dízimo está equivocada. Na Palavra de Deus o "dízimo" não aparece por si só de forma alguma. mesmo que já o dinheiro existisse antes do dízimo, a forma original do "dízimo" de Deus nunca foi em dinheiro. Era o "dízimo de alimento." Isto é muito importante: O verdadeiro dízimo bíblico sempre foi somente em forma de alimento da terra e das manadas somente dos israelitas, quem viviam somente dentro da Terra Santa de Deus, dentro da fronteira nacional de Israel. O aumento recolhia-se do que Deus tinha produzido e não pela habilidade ou perícia humana.
    Há 15 versículos tomados de 11 capítulos e 8 livros, desde Levítico 27 até Lucas 11, que descrevem o conteúdo do dízimo. E o conteúdo jamais (reafirmo), jamais incluiu dinheiro, prata, ouro ou qualquer outra coisa que não fosse alimentos tomados dentro de Israel! No entanto, a definição equivocada do "dízimo" é a que se segue pregando como o maior erro tocante ao dízimo hoje! (Veja-se Lev. 27:30, 32; Núm. 18:27, 28; Deut. 12:17; 14:22, 23; 26:12; 2ª Crô. 31:5, 6; Nee. 10:37; 13:5; Mal. 3:10; Mat. 23:23; Luc. 11: 42).

    ResponderExcluir
  8. Paz do Senhor Jesus meu prezado Dr. e Phd,Leonardo.
    Olha meu amado, as teses que o querido defende deveriam ser certas se a igreja não necessitasse de manutenção,por outro lado a Bíblia fala do dízimo no AT,mas não proíbe no NT,sendo assim,nós como Igreja continuamos contribuindo e pensamos que não tem erro algum em contribuir com o dízimo.
    Espero que esse debate se estenda mais e que venham pessoas mais experimentads ou conhecedoras no assunto.Mas continuamos defendendo que dízimo faz parte da Igreja...

    Em Cristo ,O Senhor.

    Xavier Campos Joaquim

    ResponderExcluir

Paz do Senhor prezado irmão,
Nós neste espaço não publicamos ofensas,calunias,etc.

Que Deus abençoe.