sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

É possivel um homem de Deus passar por momentos de depressão?

 
 
 
Por Geraldo Carneiro Filho
A DEPRESSÃO PODE ABATER O CRISTÃO:
Muitos cristãos negam a possibilidade de um verdadeiro crente ficar deprimido, interpretando que tal estado comum seja consequencia de pecado ou de desobediência a Deus. Porém todos nós já experimentamos algum tipo de depressão em alguma fase da nossa vida. Aliás, temos exemplos bíblicos disto:


(1) - - amaldiçoou o seu dia natalício (Jó 3:3-10); ansiou pela morte (Jó 3:11-19); deplorou a vida (Jó 3:20-23) e terminou o seu discurso com um gemido (Jó 3:24-26); 

(2) - MOISÉS - (Nm 11:11-15) - Vemos o grande líder de Israel demonstrando imensa tristeza diante das murmurações dos israelitas.

(3) - DAVI - (Sl 31:11-12; 42:3, 5) - Vemos o salmista muito triste ante a incredulidade sempre crescente de seus contemporâneos.

(4) - ELIAS - (I Rs 19:1-4) - Após ter matado os profetas de Baal e Aserá, Elias, ameaçado por Jezabel, pediu a morte. Analisemos: Elias...

(A) - Deixou o seu moço e levantou-se para salvar sua vida - I Rs 19.3

(B) - Foi para o deserto e pediu para si a morte - I Rs 19.4.

(C) - Elias entrou numa caverna - A caverna era em Horebe, o monte de Deus: Tem muita gente que vem à Igreja para se esconder do marido, da família, dos problemas, ou de si mesmo.


(5) - JONAS - (Jn 4:3, 8) - Jonas ficou tão frustrado e emocionalmente perturbado que preferia morrer a ter de ajudar os inimigos do seu povo. Queria ver o juízo divino recair sobre os habitantes de Nínive. Porém, de alguma forma, pensava que Deus se voltara contra ele e Israel ao poupar os ninivitas.


(6) - PAULO - II Cor 6:1-10 – Vemos que Paulo muitas vezes teve que passar por profundas depressões; ele reconhece bem que, por amor à Igreja, teve que passar por muitos vales escuros, mas que isso produziu um maravilhoso efeito recíproco, ou seja, trata-se da chegada de bênçãos em meio à tribulação (II Cor 1:3-10; Ef 3:13; Cl 1:24) – Eis o porquê dos crentes, às vezes, passarem por período de depressão: Somos portadores de luz e, por onde quer que formos, muitas vezes teremos que passar por vales escuros para iluminá-los com a presença gloriosa de Deus em nossas vidas.


(7) - JESUS - (Mt 26:38) - Nesta hora, Jesus passou por sofrimentos, sensações e sentimentos tão fortes, que até desejou morrer. Porém, temos a esperança (Hb 2:18; 4:15).

Nosso Senhor Jesus passou pelas mais profundas depressões por mim e por ti: Naquela noite terrível no Jardim de Getsêmani, prostrado em seu sofrimento, não entendido por mais ninguém, abandonado pelos seus discípulos mais íntimos que dormiram e o deixaram sozinho. QUANDO AS TREVAS SE TORNARAM MAIS DENSAS, ELE CLAMOU A DEUS.

Lc 22:43 - Jesus foi ao Calvário e deixou-se crucificar. Ali, a mais profunda depressão de todos os tempos sobreveio a Um Homem, ao Filho de Deus, de maneira que Ele exclamou... (Mt 27:46).

Jesus, que tanto nos ama, entrou nas nossas trevas, na nossa terrível escuridão para tirar a causa da nossa depressão: A MISÉRIA DO NOSSO PECADO.
Ao morrer, Jesus exclamou: ESTÁ CONSUMADO (Jo 19:30 cf Ex 19:26).
 
A causa ainda mais profunda de muitas depressões é a natureza pecaminsa do homem. Se esse ser pecaminoso e cheio de justiça própria não estiver disposto a arrepender-se diante do Deus vivo, então ele se abre para poderes negativos, tais como Ocultismo, espiritismo, superstição, benzeduras, horóscopos, consultas à cartomantes, necromantes ou pessoas com ligações ocultas, o que causa graves danos a sua alma. (Dt 18:10-12)
 
A solução é voltarmos para a Bíblia, pois a cura da depressão começa pela aceitação da Palavra viva de Deus (Sl 41.4; 107.20) - Atualmente, a tragédia é que somente poucos aplicam para si essa fonte de vida da Palavra de Deus que pode curar. Infeliz é o homem que não chega a observar a Palavra de Deus lendo-a no coração (Pv 13:13).
...


O doente psíquico precisa, antes de mais nada, de um conselheiro com autoridade espiritual (Is 9:6; Ex 19:17)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paz do Senhor prezado irmão,
Nós neste espaço não publicamos ofensas,calunias,etc.

Que Deus abençoe.