sábado, 18 de agosto de 2012

Coisas que aprendi com o casamento em Angola

O Dia do nosso casamento


No post anterior a esse,publique neste blog que já sou casado pela misericórdia e graça do Senhor.Mas quero deixar registrado aqui algumas coisas que ao longo do nosso casamento pude aprender e muitas delas já caíram em desuso devido a modernidade do século XXI.


1-Dinheiro

Tratando-se do casamento,a primeira impressão que vem a nossa mente é festa.E com certeza,o casamento é mais um motivo de comemoração.Mas na ausência de uma festa,não significa dizer que você não se casou.

Notei nessa pouca caminhada de minha vida,que muitos cristão,jovens em particular,caíndo em pecado porque não conseguiu casar por falta de dinheiro.

Mas fica a pergunta que não quer calar: Pecando traria o dinheiro? Pecando resolveria o problema? Claro que não! Aliás,não sei se em outros países ou em outras denominações é assim,mas nós em Angola na Sede Betel,jovens  que caem no pecado de fornicação,automaticamente devem se juntar.Porque sexo é algo exclusivo para casados.

E já pensou num jovem que não casou porque faltou dinheiro,agora casado de maneira indesejada?

Pelo menos eu fui para Angola para receber duas coisas,confirmaçao da conservatória que sou casado e benção de Deus atraves da igreja confirmando o nosso casamento.E quando perguntavão-me de festa eu dizia para não ficarem xateados comigo se não comerem no meu casamento,porque a minha preocupação é me casar.E casei ,graças a Deus,e teve uma grande festa para honra e glória de Deus.Quem fez isso?Foi Deus.


2- O Véu

O véu é algo que as noivas usam nos casamentos.Todas usam no mundo inteiro,mas na nossa igreja Assembleia de Deus (Sede Betel),véu tapando o rosto não é para qualquer noiva. Tem que ser virgem!Virgindade no nosso meio evangélico é algo muito ignorado nos últimos dias,mas a Bíblia diz: Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará. Hebreus 13:4

 

Veja que no citado texto diz sobre o leito sem mácula (virgindade),um leito(cama) sem mácula(sem contaminação).Pois,quando uma noiva chega no pastor da igreja a declarar que é virgem,os lençois da noite de núpsias tem que chegar até ao pastor.

Você diria,que horror,que vergonha,que mico.Pois é,eu também fiquei do mesmo jeito constrangido,mas o que fazer? É uma regra na nossa igreja,e uma vez sua noiva declarar-se virgem devem mostrar as provas.E mais complicado,é que tem que ser na mesma noite ou na noite seguinte.(Risos).E é facil descobrir alguém que casa virgem da não virgem.O véu em seu rosto.Quando descoberta,não é virgem,e quando coberta (como é o caso do nosso casamento),é virgem! Glória Deus.Mas existem casos de casais que mentem,mas a esses o julgamento cabe unica e exclusivamente a Deus.


3.Amor.

Antes de me casar conversei com o meu pastor sobre o meu casamento e pedi uma palavra (a última antes de eu me casar).E ele disse eu não tenho dito muitas coisas para alguém que quer casar-se meu filho.A única pergunta que eu faria a você é:Você ama a moça?Eu disse :sim pastor.E continuou dizendo,tem muitos que casam-se por sexo,outros por não aguentarem estar só,e outros por tantos outros motivos.Mas o maior motivo para que existir o casamento meu filho ,é o AMOR.

 

E isso ecoa até hoje em mim.Creio eu que foi Deus que falou comigo por intermédio deste que considero ser um grande homem de Deus.

 

E chegando em Angola fui convocado pelo pastor presidente da Sede Betel,visto que todo casal antes de  se juntar devem prestar alguns depoimentos acerca do seu passado,se no seu passado não existe por exemplo um caso que poderia afetar o seu casamento.E eu respondi que não,visto que a Ana é a minha única namorada.Continuou ele dizendo:Você sabe que estamos falando entre nós mas Deus está aqui também,e eu respondi,sim pastor ,sei que Deus está aqui,e eu não mentiria à Deus.Dentre tantos outros fatos vistos por mim,admirou-me a preocupação desses homens correlação à familia.E a familia é a prioridade de qualquer que se diz servo de Deus.


Portanto,enquanto o dinheiro for a base para a existencia de um casamento,o véu for negligenciado pelos nubentes e líderes religiosos e o amor desconsiderado como prioridades para existencia de uma união entre casais,estaremos colocando em risco a familia que Deus abençoou.

 

Gostei de aprender essas coisas em tão pouco tempo em Angola.

Espero que os tradicionais homens de Deus continuem defendendo a familia,visto ser a familia ser a estrutura fundamental para qualquer nação.


Em Cristo,

Xavier Campos Joaquim


2 comentários:

Paz do Senhor prezado irmão,
Nós neste espaço não publicamos ofensas,calunias,etc.

Que Deus abençoe.