quarta-feira, 31 de outubro de 2012

LIÇÕES DA REFORMA PROTESTANTE PARA ALGUNS SETORES DA IGREJA NA ATUALIDADE


Por pr.Altair Germano

A Reforma Protestante não é um fato histórico para ser simplesmente lembrado ou narrado. Lições preciosíssimas podem ser extraídas deste evento singular na história da humanidade.
1. Existem duas maneiras de ser viver na história: como espectador ou ator da mesma. Nossos reformadores, juntamente com todos que se envolveram e labutaram por esta justa causa, são exemplos de excelentes atores, gente comprometida com a transformação de uma sociedade dominada pela injustiça e opressão generalizada.
2. Não importa qual é o seu papel (protagonista, ator coadjuvante ou figurante), o que importa é atuar, agir, mobilizar-se, realizar, fazer acontecer para a glória de Deus.
3. Atores correm riscos. Vida sem riscos, sofrimentos, adversidades, incompreensões, perseguições e propósitos definidos, é vida medíocre.
4. A Igreja não foi estabelecida por Jesus para governar o mundo, mas para influenciá-lo.
5. Movimentos reformistas produzem marginais, hereges, contraventores e loucos (visão da classe dominante).
6. Movimentos reformista revelam profetas ousados, homens de Deus comprometidos com o Senhor e sua causa (visão de Deus).
7. Quando a política secular e eclesiástica ganham preeminência no alto e baixo clero, gerando facções, disputas, traições, corrupções, alianças espúrias, nepotismos, busca por vantagens pessoais e por cargos, tudo isso em detrimento da evangelização, socorro aos necessitados, ministração aos enfermos e fracos na fé, fidelidade doutrinária e outras atividades semelhantes, é sinal que uma Reforma torna-se urgente e imperativa.
8. Reformas não são movimentos de um só homem, é fruto da associação de mentes críticas, inteligentes, questionadoras, e de corações que ardem em zêlo, inclinados para buscar, conhecer e fazer valer a vontade de Deus para uma geração, custe o que custar.
9. Reformas não acontecem da noite para o dia, antes, são resultados de um processo que se inicia com o reencontro do cristão com a Palavra de Deus, que desencadeia uma tomada de consciência, arrependimento genuíno, conversão ação e mobilização.
10. A última coisa que se rende ante qualquer tipo de corrupção, seja ela moral ou espiritual, é a nossa consciência.
"Considerando que vossa soberana majestade e vossos honoráveis demandais desejam uma resposta plena, isto digo e professo tão resolutamente quanto posso, sem dúvidas e nem sofisticações, que se não me convencerdes através do testemunho das Escrituras (pois não dou crédito nem ao papa e nem aos seus concílios gerais, que têm errado muitas vezes, e que têm sido contraditórios contra si mesmos), a minha consciência está tão ligada e cativa destas Escrituras que são a Palavra de Deus, que não me retrato nem posso me retratar de absolutamente nada, considerando que não é piedoso nem legítimo fazer qualquer coisa que seja contrária à minha consciência. Aqui estou e nisto descanso: nada mais tenho a dizer. Que Deus tenha misericórdia de mim!”. (Martinho Lutero)
 
Fonte: http://www.altairgermano.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paz do Senhor prezado irmão,
Nós neste espaço não publicamos ofensas,calunias,etc.

Que Deus abençoe.