sexta-feira, 22 de março de 2013

NEOPENTECOSTALISMO BRASILEIRO E A SUA ALMA CATÓLICA


Por Renato Vargens

Diversas práticas e comportamentos de algumas das denominadas igrejas neopentecostais carregam em si inúmeros pressupostos católicos. Se não vejamos:
1 -O púlpito como altar.
É comum os pastores tratarem o pulpito como lugar sagrado desafiando os crentes a depositarem suas expectativas de oração num lugar especial. Para tanto, transformaram a plataforma de pregação em “altares” onde os fiéis de forma abnegada se prostam no desejo de vivenciarem milagres . Para os evangélicos em questão o “altar” é um lugar mais santo do que o restante do “templo”, onde o “sacerdote” mediante prerrogativa divina impetra as bênçãos do Senhor.
Há pouco fiquei sabendo de uma igreja cujo o púlpito onde o apóstolo prega foi considerado pelos membros de sua comunidade como sagrado e que em virtude disso, não pode em hipótese alguma receber pecadores.
2- A hierarquização do reino
o catolicismo a figura do Papa impõe sobre os fiés o entendimento de que a autoridade divina repousa sobre um único homem. Para os católicos o Sumo Pontífice é o Vigário de Cristo, o representante de Deus na terra. Além disso, Roma faz uma séria distinção entre clérigos e leigos colocando os sacerdotes católicos em um nível acima das pessoas comuns.
Ora, lamentavelmente o neopentecostalismo brasileiro tem funcionado nos mesmos pressupostos.  Nessa perspectiva é possível encontrarmos bispos,  apóstolos, profetas e similares que por vontade própria se auto-nomearam representantes de Deus na terra, impondo sobre os seus seguidores suas vontades e doutrinas.
No neopentecostalismo tupiniquim a “hierarquização do reino”, tem sido caracterizada pelo aparecimento de estruturas monárquicas, onde “apóstolos” em nome de Deus mandam e desmandam na vida alheia. Tais homens, como ditadores da fé, têm feito do rebanho de Cristo propriedade particular. Além disso, os apóstolos em questão, sem o menor constrangimento “militarizaram” a comunidade dos santos, obrigando a seus liderados a se submeterem sem questionamento as suas ordens e determinações. Em estruturas como estas, é absolutamente comum exigir-se dos crentes, submissão total. Em tais comunidades, a vida cristã é regida exclusivamente por um sistema onde coronelismo e arbitrariedade se misturam. Infelizmente, aqueles que porventura ousem opor-se a este estilo de liderança, sofrem sanções das mais estapafúrdias possíveis.

3- Sincretismo e objetos mágicos
 O Catolicismo brasileiro tem por características o misticismo e a superstição.  Basta olharmos para a nossa colonização que perceberemos com facilidade mistura de fé e comportamento . Além disso, o catolicismo ultramontano tupiniquim acreditava em milagres de santos,  aparições de Maria, em objetos ungidos e santificados, como por exemplo a água benta. Ora, o neo-pentecostalismo nacional também se  comporta de forma  mística e sincrética. Nessa perspectiva é comum as mais variadas unções, do uso de copo d’água como instrumento de contato, da rosa ungida, do sal grosso, e muitas outras coisas mais.
Conclusão:Isto posto, chego a conclusão que mais do que nunca necessitamos voltar as ESCRITURAS. Calvino costumava dizer que o verdadeiro conhecimento de Deus está na Bíblia, e de que ela é o escudo que nos protege do erro, portanto, em tempos difíceis como o nosso onde o sincretismo se multiplica a olhos vistos precisamos regressar à Palavra de Deus, fazendo dela nossa única regra de fé, prática e comportamento.
Soli Deo Gloria,
Renato Vargens
***
Fonte: Blog do Renato. Divulgação: Pregai o Evangelho

4 comentários:

  1. Infelizmente observei que este artigo não apresenta nenhuma referência bíblica, até por que é bem visível que alguns versículos impõem ideias que atualmente são realidades nas Igreja Neo pentecostais. Por exemplo a unção com azeite é bíblica, veja: "Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;" (Tiago 5 : 14).
    Outra questão é o uso de lenços, para curar que também está na bíblia:"De sorte que até os lenços e aventais se levavam do seu corpo aos enfermos, e as enfermidades fugiam deles, e os espíritos malignos saíam." (Atos 19 : 12). Logo, entende que o artigo acima é desprovido de conhecimento bíblico, em parte, sendo usado para expor uma ideia que, em parte, é bíblica. É de suma importância uma análise desse artigo para modificação daquilo que é difamação para igrejas neo pentecostais. Fica na Graça de Cristo.

    ResponderExcluir
  2. Querido irmão Wellinton, quanto a questão
    1)da unção com óleo sugiro a leitura desse textohttp://defensoresdafe.blogspot.com.br/2011/10/quando-devemos-ungir-com-oleo-e-o-que.html
    E Quanto a questão de usos de objetos em cultos é antibíblico, visto que por exemplo, o caso citado do lenço de Paulo, não foi-nos dado como uma doutrina do lencinho. Nem tampouco a questão da unçao com óleo para servir-nos de amuleto.Mas Cristo é o Autor e consumador da nossa fé.Grato pela sua participação. Qualquer dúvida sobre o artigo entre em contato com o pastor Renato Vargesn , o autor do artigo (www.renatovargens.com)

    ResponderExcluir
  3. Eu entendo sua posição. Porém, irmão Xavier, essa questão é ampla e nenhuma igreja neo pentecostal, prega que o óleo ou o lencinho é um amuleto. Só podemos criticar o que conhecemos! Não encontrei em seu texto nenhuma referência bíblica, a não ser que Jesus é o autor e consumador da nossa Fé, que é uma base pregada nas Igreja Neo pentecostais. Sobre a unção com óleo, está presente no novo testamento, em Tiago, vc não pode usurpar a interpretação da bíblia uma vez que essa se explica por si só, como já afirma a hermenêutica e através do Espírito Santo. O óleo é apenas uma simbologia, que está na bíblia, como já foi citado e ninguém deve adorá-lo e muito menos colocá-lo como algo extraordinário, até por que tudo provém unicamente e exclusivamente de Deus. Fica Na paz de Cristo. Gostei muito do texto que vc me enviou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado querido Wellington,
      Não citei nenhum texto no comentário passado porque acreditei que o texto que recomendei ao irmão poderia tirar todas as dúvidas sobre o assunto.Abraços

      Excluir

Paz do Senhor prezado irmão,
Nós neste espaço não publicamos ofensas,calunias,etc.

Que Deus abençoe.