sábado, 27 de abril de 2013

O que Justificação?



Por Wilson V. dos Santos
Justificação é o ato pelo qual Deus decreta a absolvição do pecador e declara-o justo. Justificação vai além do perdão. Deus passa a tratar com o homem justificado como se ele nunca tivesse pecado. Na verdade, a doutrina da justificação é um pilar fundamental na obra redentora de Cristo e no Cristianismo bíblico. É do trono da Graça que emana a bondade de Deus em redimir, perdoar, anular o passado pecaminoso do crente e torná-lo justo.

Se Deus justificasse o justo e não o pecador arrependido também, então a Graça já não era Graça, e na verdade, não teria nenhuma graça. Assim sendo a justificação significa que apesar do passado pecaminoso do crente e de suas imperfeições no presente, o crente goza de completa e segura posição para com Deus. "Justificado" é o veredito divino e ninguém pode contradizer. A palavra diz:"Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica" (Rom. 8.33).

Os seres humanos podem perdoar alguém, mas nunca declará-lo justo. O presidente da República pode dar um indulto a alguém, mas nunca declará-lo justo, pois só Deus pode fazer isso.

 É fácil entender que a fonte da justificação é a Graça de Deus: “Sendo justificados, gratuitamente pela Sua Graça, pela redenção que há em Cristo Jesus” (Rom. 3.24); o efeito da justificação é a paz com Deus: “Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo” (Rom.5.1). O instrumento divino para a justificação do pecador é o sangue de Jesus Cristo. : “Ao qual Deus propôs para a propiciação  pela fé no Seu sangue , para demonstrar a Sua justiça...(Rom.3.25); e o meio da justificação é a fé na provisão de Deus. Sem a expressa manifestação da maravilhosa Graça de Deus seria impossível a qualquer pecador alcançar os méritos da justificação divina. Paulo declarou que, pelas obras da Lei, nenhuma carne seria justificada diante de Deus.

Com o ato sublime da justificação, Deus anula todo o nosso passado, oferecendo-nos um novo presente e garantindo-nos um glorioso futuro.
****
( Wilson Valentim dos Santos: 7ª Edição- 2004, Nisto Cremos, Pregamos e Ensinamos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paz do Senhor prezado irmão,
Nós neste espaço não publicamos ofensas,calunias,etc.

Que Deus abençoe.