sábado, 26 de novembro de 2011

A Pregação que Caiu em Desuso nas Igrejas


Palavras como Jesus Cristo, perdão de Deus, renucia,salvação,amor de Deus, justiça de Deus dentre outros termos estão perdendo seus lugares para por exemplo "piadas gospel".Mas nos púlpitos de igrejas mesmo é para isso?

Numa época que o evangélho do Reino tem sido tratado de qualquer maneira,esquecendo-se até do sacrifício de Cristo, é muito lamentável os nossos dias.

Ao começar a tratar desse assunto precisamos nos concientizar primeiramente do plano redentor de Cristo para com a humanidade.

O homem após a queda perdeu o brilho, perdeu aquilo que o Criador quis com Sua criação. Sendo assim , desde o princípio, Deus procurou ter uma relação com o homem (Gn 3.9 ),mas o homem nunca correspondeu ao plano de Deus (Gn 3. 10-11), ou seja o homem sempre procurou se desviar do plano salvador de Deus. E hoje não é diferente também, homens preferem falar mais de si, dos seus negócios, de suas experiências de vida, de sua religiosidade,justificar seus erros, culpando os outros num erro que ele próprio cometeu, etc,etc.

E assim o Mundo está caminhando para uma direção que nem ninguém sabe o destino.Gasta-se tanto tempo em programas de Radio,TV,falando mais de dinheiro,etc.Mas o principal? E Jesus- O Dono da Obra? Está sendo esquecido de ser pregado nem se ouve a mensão d'Ele nos discursos dos pregadores.Como estamos indo afinal?-De mal a pior.
Com existência da Palavra de Cristo para ser pregada, não sou a favor de pregações onde se gasta tempo contando experiências de vida ,testemunhos que para nada presta.Até ja se ouve em púlpito de igrejas piadas "gospel!".Que absurdo!

Alguém até pode questionar porque sou contra testemunhos, experiências de vida e etc.Mas é muito simples entender isso, testemunhos de vida ,experiencias extras etc, nunca substituirão a Palavra de Deus num culto dedicado a Deus.Outrossim, questionariam aonde estaria a gratidão do homem para com Deus? Também é muito simples. Agradecer a Deus não significa pregar ou gastar tempo que seria para a exposição da Palavra de Deus.Nem se precise de púlpito para contar testemunho.Para ser mais claro com essa minha explanação diria:NÃO GASTEMOS O TEMPO DA PALAVRA DE DEUS COM COISAS DESNECESSÁRIAS.

Deixo aqui a ideia de John STOTT, acerca do Evangelho:

O evangelho é Cristo crucificado, sua obra consumada na cruz. E pregar o evangelho é apresentar Cristo publicamente como crucificado. O evangelho não é, antes de mais nada, as boas novas de um nenê na manjedoura, de um jovem numa banca de carpinteiro, de um pregador nos campos da Galiléia, ou mesmo de uma sepultura vazia. O evangelho trata de Cristo na cruz. O evangelho só é pregado quando Cristo é “publicamente exposto na sua cruz”. Esse verbo, prographein, significa “exibir ou representar publicamente, proclamar ou expor em um cartaz” (Arndt-Gingrich). Era usado em referência a editais, leis e notícias que eram expostos em algum lugar público para que fossem lidos, e também com referência a quadros e retratos. 

Isso significa que, quando pregamos o evangelho, temos de nos referir a um acontecimento (a morte de Cristo na cruz), expor uma doutrina (o particípio perfeito “crucificado” indicando os efeitos permanentes da obra consumada de Cristo), e fazê-lo publicamente, ousadamente, vivamente, para que as pessoas vejam como se o testemunhassem com os seus próprios olhos. Isso é o que alguns autores têm chamado de elemento existencial da pregação. Fazemos mais do que descrever a cruz como um acontecimento do primeiro século. Na realidade descrevemos Cristo crucificado diante dos olhos de nossos contemporâneos, de modo que sejam confrontados com o Cristo crucificado hoje e percebam que podem receber hoje a salvação de Deus vinda da cruz. 
[Fonte: STOTT, John. A Mensagem de Gálatas. Editora ABU; pp. 69-71. ,monergismo.com/]
  
Se o nosso objetivo é anunciar o evangelho do Reino de Deus, porque está sendo pregado o reino deste mundo? A procura por outros evangelho leva o homem a heresias.Melhor que a Palavra de Deus, só a Palavra de Deus.
Deixemos de pregar homens,experiências,etc e voltemos para a Palavra de Deus.

Porque não se prega Cristo,Cruz,perdão,salvação por exemplo se foi Cristo que reconciliou o homem para voltar a ter comunhão com Deus?
Se Cristo substituiu-nos na cruz (porque pecador somos nós e não Ele),porque não falarmos de Sua Obra maravilhosa, que custou sangue? -Sua vida.

Continuemos pregando Jesus Cristo ressuscitado porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. Romanos 14:17.


Com muito temor.
Xavier Campos Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paz do Senhor prezado irmão,
Nós neste espaço não publicamos ofensas,calunias,etc.

Que Deus abençoe.